Ao acompanhar uma roda de conversa espontânea entre
estudantes do 2º ano do Ensino Médio sobre os hábitos
alimentares e os casos de hipertensão em suas famílias, um
professor de Biologia percebeu a oportunidade de transformar o
tema em um eixo gerador de aprendizagem. Decidiu, então,
construir uma sequência didática que envolvesse levantamento
de conhecimentos prévios, elaboração de modelos físicos com
materiais reutilizáveis para representar o sistema cardiovascular
e simulações dos efeitos de dietas desequilibradas na circulação.
Como fechamento, os estudantes analisaram dados
epidemiológicos e apresentaram propostas de intervenção no
contexto escolar.
Considerando os princípios das metodologias para o ensino de
Ciências da Natureza e da promoção de aprendizagens
significativas, é correto afirmar que:
✂️ a) o trabalho com temas da realidade comunitária deve ser
limitado aos anos iniciais da educação básica, visto que no
Ensino Médio é necessário garantir o aprofundamento
conceitual e a abstração teórica. ✂️ b) a proposta compromete a compreensão científica do
conteúdo, ao introduzir elementos subjetivos e pouco
sistematizados, desviando o foco dos conceitos biológicos
centrais e dificultando a avaliação. ✂️ c) o uso de materiais concretos pode reforçar a memorização
mecânica de termos científicos, porém não contribui para a
compreensão de processos fisiológicos complexos, que
devem ser abordados por meio de livros e gráficos. ✂️ d) a estratégia valoriza os conhecimentos prévios e promove
aprendizagem significativa ao integrar conteúdos científicos
com a realidade social e experiências pessoais dos
estudantes, favorecendo a autonomia e o pensamento
crítico. ✂️ e) atividades com protagonismo discente, como construção de
modelos e debates, devem ser utilizadas apenas como
complementação lúdica, após o ensino formal dos conteúdos,
para evitar distorções conceituais.