Em uma proposta interdisciplinar de reestruturação curricular,
uma equipe docente buscou ampliar as oportunidades de
alfabetização científica dos estudantes, promovendo práticas que
envolvessem a compreensão de conceitos biológicos, a leitura e
interpretação de dados, e a proposição de soluções para
problemas contemporâneos. Um professor de Biologia, por
exemplo, desenvolveu uma sequência didática em que, a partir
da análise do aumento de bactérias multirresistentes em
ambientes hospitalares, os estudantes trabalharam com mapas
conceituais, interpretaram gráficos de resistência a antibióticos e
redigiram propostas de intervenção voltadas ao uso consciente
desses medicamentos na comunidade escolar.
Com base nas diretrizes para a promoção da alfabetização
científica e nos fundamentos didáticos do ensino de Ciências da
Natureza, é correto afirmar que a
✂️ a) proposta favorece a alfabetização científica, pois integra
compreensão conceitual, análise de dados, comunicação
científica e aplicação social do conhecimento, desenvolvendo
competências cognitivas e sociais. ✂️ b) atividade possui valor motivacional, mas compromete o foco
conceitual do conteúdo ao integrar contextos socioculturais
não pertencentes ao campo da Biologia. ✂️ c) leitura de bulas e dados epidemiológicos ultrapassa o escopo
da disciplina, sendo mais apropriada para disciplinas como
Língua Portuguesa e Geografia. ✂️ d) proposta enfraquece a fluência procedimental dos
estudantes, pois prioriza atividades de caráter discursivo e
social em detrimento do conhecimento técnico e prático. ✂️ e) atividade compromete a objetividade científica necessária à
formação dos estudantes, ao exigir que formulem propostas
com base em informações incompletas e realidades locais.