Em uma turma de Ensino Fundamental, o professor de inglês
decide trabalhar o gênero “notícia” como parte de um projeto
interdisciplinar. Antes de construir seu planejamento, consulta a
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para melhor
compreender as orientações que o documento oferece para o
trabalho com gêneros textuais na disciplina de língua inglesa.
Após a leitura do documento, o professor sente-se mais seguro
para fazer sua proposta de atividade, que inclui três etapas: I. A leitura de notícias recentes em português, sobre o Brasil,
selecionadas pelo professor. O objetivo inicial é que
estudantes ampliem seus horizontes sobre o que acontece ao
seu redor no país. As primeiras tarefas na unidade buscam a
identificação do gênero – por que foi escrito, onde, e para
quem. II. A transposição de uma das notícias lidas para o inglês, em um
trabalho de grupo. Dentre as notícias em português
analisadas, cada grupo seleciona uma de seu particular
interesse, e a reescreve em inglês, simplificando-a para que
se ajuste ao seu conhecimento da língua inglesa.
III. A revisão de erros produzidos pelos estudantes durante a
escrita de seu texto em inglês. Partindo dos erros
apresentam-se os aspectos linguísticos e de organização
textual que caracterizam o gênero notícia e que devem ser
respeitados em qualquer produção de texto no gênero.
O conteúdo da BNCC sobre o trabalho com gêneros textuais em
língua inglesa permite avaliar as etapas propostas pelo professor
e compreender como pertinentes as ponderações contidas na
alternativa indicada a seguir.
✂️ a) Considerando-se que esta é uma aula de inglês, a proposta da
etapa I mostra-se irrelevante, já que gasta-se tempo precioso
de aula para leitura em português. A análise sugerida deveria
ser feita diretamente em um texto, de leitura fácil, na língua
sendo aprendida. ✂️ b) A leitura de textos do gênero notícias em português sugerida
na etapa I revela-se relevante para estudantes entenderem
que os gêneros ultrapassam fronteiras linguísticas. Porém,
também notícias em inglês deveriam ser incluídas e
analisadas nesta etapa da proposta. ✂️ c) II and IV. ✂️ d) II and III. ✂️ e) III and V.