Um professor de Matemática do Ensino Fundamental utilizou um
software de geometria dinâmica para explorar, com os
estudantes, propriedades dos triângulos. A proposta envolve
atividades investigativas que conectam conceitos abstratos a
situações práticas, por meio da construção e manipulação de
triângulos. Entre os temas abordados estão: a condição de
existência de um triângulo com base nas medidas dos lados, a
soma dos ângulos internos (180°) e a relação entre ângulos e
lados – a desigualdade triangular. Essa prática didática articula o
domínio do conteúdo à transposição didática, utilizando
tecnologias digitais como mediadoras da aprendizagem.
Essa ação, ao ser concretizada, exemplifica principalmente o
✂️ a) conhecimento curricular, pois o professor está seguindo as
diretrizes da BNCC ao utilizar recursos digitais. ✂️ b) conhecimento pedagógico do conteúdo, ao articular o saber
matemático com estratégias adequadas para o ensino por
meio da tecnologia. ✂️ c) Os erros dos estudantes revelam insuficiência no
conhecimento do conteúdo específico relacionado à leitura e
interpretação de dados, exigindo a retomada de habilidades
da BNCC sobre análise de gráficos e tabelas. ✂️ d) O problema está exclusivamente ligado à ausência de
familiaridade dos estudantes com o tema "acidentes de
trânsito", o que compromete a leitura contextualizada dos
dados, mesmo quando as representações estão corretas. ✂️ e) A análise dos erros indica que os estudantes já dominam a
leitura das representações gráficas, mas não são capazes de
estabelecer conexões entre os dados e os conceitos
matemáticos, sendo necessário focar em habilidades de
reflexão sobre o próprio raciocínio.