Durante uma sequência didática sobre a formação das rochas e
do solo, o professor propôs que seus estudantes realizassem uma
atividade prática que permitisse observar processos físico-químicos comparáveis aos que ocorrem na natureza. O objetivo
era fazer com que os estudantes compreendessem, de maneira
experimental, os processos de formação de rochas ígneas,
sedimentares e metamórficas, bem como os fatores envolvidos
na formação do solo. Dentre as atividades práticas propostas a
seguir, assinale aquela mais adequada para promover entre os
estudantes uma compreensão conceitual correta sobre a
formação de rochas na natureza.
✂️ a) Aquecer e derreter pedaços de giz de cera coloridos, deixar
que eles se solidifiquem novamente e discutir a formação de
rochas ígneas, ressaltando a cristalização a partir do
resfriamento do material fundido. ✂️ b) Misturar areia, argila e pequenos fragmentos de rochas em
um copo com água, agitar vigorosamente e analisar a
formação de uma "lama" sólida como análogo para a
formação de rochas metamórficas. ✂️ c) Aplicar pressão manual intensa sobre pedras de gelo até
fundi-las parcialmente, sugerindo a formação de rochas
sedimentares devido ao derretimento e recongelamento. ✂️ d) Colocar sal de cozinha em água quente e depois evaporar a
água, interpretando o depósito de cristais como análogo da
formação de solos ricos em matéria orgânica. ✂️ e) Assar massas de farinha de trigo e água em forno para
simular a formação natural de rochas por exposição
prolongada ao calor e decomposição biológica.