Preocupado com o ensino fragmentado de Biologia, um professor
do Ensino Médio propôs uma sequência didática sobre a
evolução dos paradigmas científicos ao longo da História. A
proposta incluiu análise de textos históricos, debates sobre a
substituição do modelo miasmático pelo germinativo nas
doenças infecciosas e experimentos simulando a refutação da
geração espontânea com base em Redi e Pasteur. Ao final, os
estudantes deveriam identificar como diferentes práticas
científicas estão associadas a distintos paradigmas
epistemológicos.
Com base nessa proposta, relacione os tipos de práticas
científicas (COLUNA I) com os paradigmas científicos (COLUNA II):
COLUNA I – Práticas científicas (exemplos):
1- Realização de um experimento com frascos abertos e fechados
contendo caldo nutritivo para testar a geração espontânea.
2- Discussão sobre a transição do modelo de Terra imóvel para o
heliocentrismo a partir de análise histórica e conceitual.
3- Observação sistemática de padrões em surtos epidêmicos e
sua correlação com ambientes insalubres, sem formulação de
hipóteses.
4- Análise de experimentos históricos que derrubaram teorias
aceitas, como a recusa da abiogênese após Pasteur.
5- Construção de modelos explicativos a partir da formulação de
leis científicas gerais, como a Lei da Gravitação Universal.
COLUNA II – Paradigmas científicos:
A. Falsificacionismo (Popper).
B. Paradigma Kuhniano (Consensos pós-crise).
C. Empirismo indutivista clássico.
D. Positivismo lógico.
E. Evolução cumulativa da ciência.
Assinale a alternativa que associa corretamente os elementos da
COLUNA I aos da COLUNA II:
✂️ a) 1–A, 2–B, 3–C, 4–A, 5–D. ✂️ b) 1–C, 2–A, 3–B, 4–D, 5–E. ✂️ c) 1–D, 2–C, 3–E, 4–B, 5–A. ✂️ d) 1–D, 2–E, 3–A, 4–B, 5–C. ✂️ e) 1–E, 2–C, 3–D, 4–B, 5–A.