Sabemos que a aprendizagem é um processo de assimilação de
conhecimentos escolares por meio da atividade própria dos alunos.
Podemos dizer, agora, que essa atividade é o estudo dos conteúdos
das matérias e dos modos de resolver as tarefas práticas que lhes
correspondem. Os conteúdos representam o elemento
determinante em torno do qual se realiza a atividade de estudo. A
aprendizagem não resulta apenas de necessidades e interesses
internos da criança, nem é um processo no qual as crianças
escolhem o que querem fazer; é, antes, um processo no qual elas
vão desenvolvendo e modificando suas forças físicas e mentais por
influência de conhecimentos e atividades vindos de fora, da
experiência humana acumulada pelas gerações ao longo da
História.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2017, p. 143.
De acordo com o trecho supracitado, é correto afirmar que
✂️ a) a aprendizagem é um processo cujo protagonista é o
professor. ✂️ b) os interesses internos da criança são irrelevantes para a
aprendizagem. ✂️ c) na aprendizagem, o acúmulo de saberes históricos tem
ressonâncias na criança. ✂️ d) os alunos são inteiramente responsáveis pela assimilação dos
conteúdos escolares. ✂️ e) a modificação das crianças no processo de aprendizagem
ocorre através de inclinações subjetivas.