1Q1034342 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025Para a maioria dos profissionais que atua em nossas escolas hoje, é difícil entender a possibilidade de se fazer inclusão total. Essa resistência é aceitável e compreensível diante do modelo pedagógico-organizacional conservador que vigora na maioria das escolas. Ninguém se arrisca a acolher a ideia de ministrar um ensino inclusivo em uma sala de aula de cadeiras enfileiradas, livro didático aberto na mesma página, uma só tarefa na lousa, e uma só resposta válida e esperada nas provas. STOBAUS, C. D. & MOSQUERA, J. J. M. (Orgs.) Educação especial: em direção à Educação Inclusiva. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p. 30. O trecho supracitado aponta para a ✂️ a) diluição do programa educacional pautado pelos interesses de classe. ✂️ b) convergência entre o paradigma inclusivo de ensino e a pedagogia humanista. ✂️ c) incompatibilidade entre o modelo pedagógico hegemônico e o projeto inclusivo. ✂️ d) ambivalência dos métodos e técnicas da educação tradicional. ✂️ e) ineficácia da proposta educacional inclusiva para a maioria dos estabelecimentos de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro