“Não há para mim, na diferença e na ‘distância’ entre a
ingenuidade e a criticidade, entre o saber de pura experiência
feito e o que resulta dos procedimentos metodicamente
rigorosos, uma ruptura, mas uma superação. A superação e não a
ruptura se dá na medida em que a curiosidade ingênua, sem
deixar de ser curiosidade, pelo contrário, continuando a ser
curiosidade, se criticiza. Ao criticizar-se, torna-se curiosidade
epistemológica.”
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia . São Paulo: Paz e Terra, 2011.
De acordo com o que afirma o autor, sobre o papel do professor
crítico assinale a afirmativa correta.
✂️ a) Agir como uma ponte entre a informação e o aluno,
garantindo a absorção efetiva do conteúdo. ✂️ b) Substituir os conhecimentos prévios dos alunos por
entendimentos fundamentados em métodos científicos. ✂️ c) Conduzir os alunos para a adoção de ideologias políticas que
se alinham com determinada visão de mundo. ✂️ d) Auxiliar os alunos a se desvencilharem de saberes baseados
em experiências pessoais. ✂️ e) Capacitar os alunos a desenvolver uma nova postura em
relação aos seus conhecimentos atuais e futuros.