A avaliação é um processo mais amplo que atribuir uma nota. Na verdade, avaliar é um processo que procura auxiliar o aluno a aprender. Em outras palavras, é um processo mais complexo do que tomar exclusivamente o desempenho dos alunos em uma prova e considerá-lo aprovado ou reprovado. DARIDO, S. C. A avaliação da Educação Física na escola . In: Universidade Federal Paulista. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, p. 127-140, v. 16. Leia as afirmativas a seguir: I. A avaliação deve envolver professor, alunos e equipe pedagógica da escola, servindo como elemento de diagnóstico contínuo da situação de ensino-aprendizagem. II. O professor deve utilizar não somente as provas, mas também outros elementos, como por exemplo, observação e registro do comportamento integral dos alunos em aula, análises dos erros cometidos e avaliação dos registros produzidos pelos alunos. III. As avaliações podem ser diagnósticas – utilizadas ao longo do período letivo, formativas – realizadas no final dos períodos letivos intermediários, ou somativas – utilizadas no final do ano para concluir as avaliações dos resultados obtidos. IV. A autoavaliação não é um método eficaz, porque os alunos tenderão a supervalorizar suas conquistas por falta de conteúdo técnico apropriado para a avaliação. É correto o que se afirma em:
✂️ a) II e IV, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) I, II e III, apenas. ✂️ e) I, II, III, IV.