Muitos educadores não compreendem o conceito de Deficiência Intelectual. Esse fato pode ser um dos obstáculos para a eficácia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com Deficiência Intelectual. Assim, é importante compreendermos o conceito de Deficiência Intelectual para desenvolver uma prática inclusiva na escola regular. A Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (AAIDD) define Deficiência Intelectual como:
✂️ a) Uma incapacidade temporária ou permanente caracterizada por limitações significativas, tanto no funcionamento intelectual (raciocínio, aprendizagem, resolução de problemas), originando-se antes dos 18 anos de idade. ✂️ b) Uma incapacidade caracterizada por limitações significativas, tanto no funcionamento intelectual (raciocínio, aprendizagem, resolução de problemas) como no comportamento adaptativo, abrangendo habilidades sociais, cotidianas e práticas, originando-se antes ou depois dos 18 anos de idade. ✂️ c) Uma incapacidade caracterizada por limitações significativas, tanto no funcionamento intelectual (raciocínio, aprendizagem, resolução de problemas) como nos aspectos físicos, originando-se antes ou depois dos 18 anos de idade. ✂️ d) Uma incapacidade caracterizada por limitações significativas, tanto no funcionamento intelectual (raciocínio, aprendizagem, resolução de problemas) como no comportamento adaptativo, abrangendo habilidades sociais, cotidianas e práticas e originando-se antes dos 18 anos de idade. ✂️ e) Uma incapacidade caracterizada por limitações significativas, tanto no comportamento adaptativo, abrangendo habilidades sociais, cotidianas e práticas, como nas funções cognitivas, originando-se antes dos 18 anos de idade.