É importante compreender que o processo de aprendizagem das pessoas com deficiência, em alguns casos, pode ser mais lento. Esse comprometimento pode ser devido a fatores econômicos, sociais, culturais ou familiar. A avaliação deve ser um dos instrumentos mediadores entre o educador e os alunos. Assim, podemos afirmar que, na avaliação escolar, dentro de uma educação especial na perspectiva inclusiva:
✂️ a) Avaliar os alunos com deficiência ou TEA, por meio de brincadeiras, jogos, seminários ou dinâmicas em grupo, vai possibilitar o educador conhecer apenas o desenvolvimento das habilidades sociais e de comunicação. ✂️ b) É importante que as questões sejam adaptadas para os alunos com Deficiência Intelectual ou TEA, ou seja, evitar textos e perguntas objetivas, evitando também o uso de metáforas. ✂️ c) Avaliar os alunos com deficiência por meio de observação e registro de sua evolução não mede o nível de aprendizado em relação aos conteúdos ensinados. ✂️ d) É importante o educador ter consciência que todos os alunos com deficiência precisam de avaliações escolares adaptadas. ✂️ e) É fundamental considerar a individualidade dos alunos com deficiência ou TEA dentro do seu cotidiano, assim como, em alguns casos, é necessário adaptar a avaliação escolar de acordo com as necessidades educacionais especiais destes alunos.