A história da educação especial é marcada por
diferentes momentos que caracterizam os
paradigmas observados na relação construída
entre a sociedade e as pessoas com deficiência.
Nesse sentido, sobre o paradigma da
normalização, analise as assertivas abaixo:
I - Na ideologia da normalização, observa-se a
necessidade de introduzir a pessoa com
deficiência na sociedade, ajudando-a a adquirir
as condições e os padrões da vida cotidiana o
mais próximo do normal, quanto possível.
II - O princípio da normalização, portanto, deu o
apoio filosófico ao movimento da
desinstitucionalização, favorecendo tanto o
afastamento da pessoa das instituições, como a
provisão de programas comunitários planejados
para oferecer serviços que se mostrassem
necessários para atender a suas necessidades. III - Como principais resultantes do movimento
da normalização começaram a surgir novas
alternativas institucionais, então denominadas
organizações ou entidades de transição – mais
protegidas do que a sociedade externa, conquanto
menos protegida e menos determinante de
dependência que uma instituição total típica.
É verdadeiro o que se afirma em:
✂️ a) I apenas ✂️ b) II apenas ✂️ c) III apenas ✂️ d) I e II apenas ✂️ e) I, II e III apenas