Representante da pedagogia histórico-crítica no Brasil, o professor Demerval Saviani destaca a necessidade de se elaborar
uma teoria educacional a partir da prática e de tal teoria ser capaz de servir de base para a construção de um sistema
educacional. Além disso, destaca a dimensão política da educação: “a importância política da educação reside na sua função
de socialização do conhecimento. É, pois, realizando-se na especificidade que lhe é própria que a educação cumpre sua função
política. Daí ter eu afirmado que ao dissolver a especificidade da contribuição pedagógica anula-se, em consequência, a sua
importância política”. A partir deste excerto da obra “História das Ideias Pedagógicas”, as reflexões podem ser ordenadas e
sistematizadas nas seguintes teses, EXCETO:
✂️ a) Tese 1 : não existe identidade entre educação e política. Se é assim, a educação e política são fenômenos inseparáveis;
porém, efetivamente distintos entre si; Tese 2 : toda prática educativa contém inevitavelmente uma dimensão política;
e, Tese 3: toda prática política também contém, por sua vez, inevitavelmente uma dimensão educativa. ✂️ b) Tese 6 : a especificidade da prática educativa se define pelo caráter de uma relação que se trava entre contrários não-
-antagônicos. Em consequência, a política é, então, uma relação de dominação alicerçada, pois, na persuasão; Tese 7:
a especificidade da prática política se define pelo caráter de uma relação que se trava entre contrários antagônicos.
Em consequência, a política é, então, uma relação de dominação alicerçada, pois, na dissuasão. ✂️ c) Tese 8: as relações entre educação e política se dão na forma da autonomia relativa e dependência recíproca; Tese 9 :
as sociedades de classe se caracterizam pelo primado da política, o que determina a subordinação real da educação à
prática política; Tese 10 : superada a sociedade de classes cessa o primado da política e, em consequência, a subordinação da educação. Nas sociedades de classes a subordinação da educação exclui sua margem de autonomia. ✂️ d) Tese 4 : a explicitação da dimensão política da prática educativa está condicionada à explicitação da especificidade da
prática educativa; Tese 5 : a explicitação da dimensão educativa da prática política está, por sua vez, condicionada à
explicitação da especificidade da prática política. Estas duas teses decorrem, necessariamente da efetiva distinção
entre educação e política. Com efeito, só é possível captar a dimensão política da prática educativa e vice-versa, na
medida em que tais práticas forem captadas como efetivamente distintas umas das outras.