O Atendimento Educacional Especializado para os
alunos com Deficiência Mental deve privilegiar o
desenvolvimento e a superação de seus limites
intelectuais, exatamente como acontece com as demais
deficiências, como exemplo: para o cego, a possibilidade
de ler pelo braile; para o surdo, a forma mais
conveniente de se comunicar e para a pessoa comdeficiência física, o modo mais adequado de se orientar
e se locomover.
Portanto, é CORRETO afirmar que:
✂️ a) Para a pessoa com deficiência mental, a
acessibilidade não depende de suportes externos ao
sujeito, mas tem a ver com a saída de uma posição
ativa e automatizada diante da aprendizagem para o
acesso e apropriação passiva do próprio saber. ✂️ b) Para a pessoa com deficiência mental, a
acessibilidade não depende de suportes externos ao
sujeito, mas tem a ver com a saída de uma posição
passiva e automatizada diante da aprendizagem para
o acesso e apropriação ativa do próprio saber. ✂️ c) Para a pessoa com deficiência mental, a
acessibilidade, mesmo quando dependente de
apoios externos, está relacionada à mudança de uma
abordagem ativa e mecânica em relação à
aprendizagem para uma busca passiva e
apropriação do próprio conhecimento. ✂️ d) Para a pessoa com deficiência mental, a
acessibilidade ainda que dependa de suportes
externos ao sujeito, tem a ver com a saída de uma
posição passiva e automatizada diante da
aprendizagem para o acesso e apropriação ativa do
próprio saber. ✂️ e) Para a pessoa com deficiência mental, a
acessibilidade, mesmo quando necessita de auxílios
externos, está associada à transição de uma postura
ativa e mecânica em relação à aprendizagem para a
busca passiva e a apropriação do próprio
conhecimento.