Por bastante tempo, manteve-se a concepção de que a
educação especial, organizada de forma autônoma em
relação ao ensino regular, seria mais apropriada para a
instrução de alunos que enfrentassem obstáculos como
deficiência, questões de saúde ou qualquer
incompatibilidade com a estrutura estabelecida pelos
sistemas educacionais. Essa visão deixou uma marca
duradoura na trajetória da educação especial,
culminando em abordagens que priorizavam mais
fortemente os aspectos relacionados à deficiência.
Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que:
✂️ a) Esse atendimento complementa e/ou suplementa a
formação dos alunos com vistas à autonomia e
independência na escola e fora dela. ✂️ b) A inclusão escolar tem início logo na entrada do
aluno no Ensino Fundamental, onde se desenvolvem
as bases necessárias para a construção do
conhecimento e seu desenvolvimento global. ✂️ c) O atendimento educacional especializado deve ser
realizado no turno inverso ao da classe comum, na
própria escola ou centro especializado que realize
esse serviço educacional. ✂️ d) O atendimento educacional especializado
disponibiliza programas de enriquecimento curricular,
o ensino de linguagens e códigos específicos de
comunicação e sinalização, ajudas técnicas e
tecnologia assistiva, dentre outros. ✂️ e) Ao longo de todo processo de escolarização, esse
atendimento deve estar articulado com a proposta
pedagógica do ensino comum.