"O professor de 'ontem' é muito diferente do professor de 'hoje' quanto às exigências que lhe eram e são feitas. O
antigo professor atuava no contexto da lógica da exclusão, sendo suas competências de ensinar dissociadas de
suas competências de aprender, ou seja, de sua necessidade de continuar se atualizando como profissional." (In:
MACEDO, L. de. Ensaios Pedagógicos: Como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed Editora,
2005).
De acordo com Lino de Macedo, segundo a lógica da inclusão, espera-se que hoje o professor ensine:
✂️ a) Promovendo práticas pedagógicas que visem à inclusão, mas que mantenham critérios externos de avaliação
como principal parâmetro para organizar e selecionar os alunos no ambiente escolar. ✂️ b) Priorizando estratégias pedagógicas que enfatizem a adaptação dos estudantes às normas curriculares, tratando
o ensino e o aprendizado como processos independentes e pautados em critérios de desempenho. ✂️ c) Desenvolvendo metodologias que busquem igualdade de condições, mas que preservem a lógica de
organização educacional baseada em padrões homogêneos e critérios externos de permanência na escola. ✂️ d) Considerando o ensinar e o aprender como processos indissociáveis, visando atender às demandas de uma
escola para todos que supõe a disponibilidade para a prática de uma pedagogia diferenciada e uma avaliação
formativa.