Zafani et al. (2017) citam que a prática educativa busca,
em seus preceitos políticos e filosóficos, proporcionar ao
aluno a possibilidade de desenvolver a autoestima e a
percepção de competência a fim de favorecer aquisições
acadêmicas e o engajamento nas propostas de aprendizagem. A escolarização, no ensino comum, de alunos
com deficiência ocorre cada vez com maior frequência na
idade pré-escolar.
De acordo com as autoras, as propostas educativas utilizadas devem ser
✂️ a) diferentes entre os alunos, levando em consideração
as dificuldades individuais, ainda que os objetivos
escolares percam totalmente seus efeitos. ✂️ b) pautadas na socialização, na deficiência e na incapacidade do indivíduo como marco que caracteriza
sua identidade e norteia seu destino acadêmico. ✂️ c) pautadas nos preceitos políticos-pedagógicos, na
supremacia acadêmica do saber, em detrimento de
quaisquer tipos de dificuldade. ✂️ d) as mesmas para todos os alunos, com adaptações
curriculares aos alunos com deficiência, quando necessário, para que eles possam se desenvolver e
aprender plenamente. ✂️ e) diferentes entre os alunos, com adaptações curriculares aos alunos com deficiência, obrigatoriamente,
para que eles possam se desenvolver e aprender
plenamente.