A aluna Maitê, de 14 anos, com Transtorno do Espectro
Autista (TEA), apresenta prejuízos importantes na comunicação, no compartilhamento social e na flexibilidade
mental.
De acordo com Belisário Júnior (2010), em casos como
esse, é preciso, entre outras medidas, que as intervenções pedagógicas
✂️ a) objetivem o implemento de metodologias estruturadas já existentes, importando práticas bem-sucedidas no campo terapêutico. ✂️ b) pautem-se nos aspectos relativos a melhor domínio
da rotina escolar, estabelecimento de vínculos e estratégias de comunicação/antecipação. ✂️ c) baseiem-se em aspectos sonoros, com utilização de
sons e músicas, facilitando a produção ecolálica da aluna e favorecendo sua comunicação no meio escolar. ✂️ d) enfoquem na aquisição de comportamentos relativos
a habilidades sociais mínimas, como fazer pedidos e
iniciar ou terminar uma conversa. ✂️ e) considerem a rigidez cognitiva como aliada na escolarização, devido à propensão do aluno a repetir
sempre as mesmas atividades, o que favorece a memorização.