A presença de uma aluna recém-chegada, Júlia, de 15
anos, que tem diagnóstico de surdo-cegueira, retomou
em sua escola a reflexão de que o ambiente deve ser
planejado e organizado adequadamente para a inserção
da pessoa com surdo-cegueira, favorecendo a interação
com pessoas e objetos.
Tais posturas inclusivas, de acordo com Bosco (2010),
✂️ a) devem ser vistas com parcimônia, pois esses alunos
apresentam uma habilidade adaptativa para antecipar eventos futuros por pistas do ambiente. ✂️ b) visam à redução da quantidade de estimulação recebida do mundo externo com vistas à autoestimulação
pela pessoa com surdo-cegueira. ✂️ c) permitem desencorajar o uso de visão e audição residuais, focando, em ambiente escolar, a inclusão
apoiada nos sentidos remanescentes. ✂️ d) auxiliam o aluno a realizar antecipações, obter pistas
e escolher com quem quer estar e quais as atividades que deseja fazer. ✂️ e) fornecem os recursos de comunicação para que o
aluno responda significativamente ao meio ambiente.