Existem várias semelhanças e dificuldades em comum entre o processo de escrita alfabético e em Braille. A principal semelhança é que as crianças deficientes visuais passam pelas mesmas etapas de alfabetização que a criança vidente, pelos mesmos conflitos cognitivos e têm o mesmo desejo de aprender, devendo, porém, ser mais incentivadas. São muitas dificuldades nesse processo de alfabetização da criança deficiente visual, dentre os quais podemos encontrar na afirmativa da opção
✂️ a) A dificuldade de relacionar os conhecimentos prévios com a metodologia adotada no interior das escolas, pela falta de recursos pedagógicos, devido à condição socioeconômica da região das escolas. ✂️ b) A discriminação das letras. No Sistema Braille, a confusão ocorre quanto à lateralidade. Pode-se citar o m/u, d/f, h/j, i/e, p/v, z/n, á/ú, sm/k. Essa troca se apresenta apenas na leitura. ✂️ c) A dificuldade para reconhecer palavras, inversão de letras e dificuldade em memorizar palavras e sons. ✂️ d) A ausência da família no ambiente escolar, a indisciplina, o bullying e as distrações na aula. ✂️ e) A necessidade de avaliação médica com um detalhado histórico familiar e da criança, exame físico, neurológico e do desenvolvimento neural, para buscar-se a base da dificuldade.