Os resultados obtidos com a comunicação total (proposta do uso simultâneo de diversos recursos para a comunicação com os surdos, abrangendo oralização, sinalização e uso de sinais para tentar uma correspondência com a língua oral), são questionáveis quando observamos as pessoas com surdez frente aos desafios da vida cotidiana porque parecem não possibilitar um desenvolvimento satisfatório e esses alunos continuam segregados, permanecendo agrupados pela deficiência, marginalizados, excluídos do contexto maior da sociedade. Observando estes argumentos, podemos marcar corretamente a seguinte afirmação:
✂️ a) Favorece o desenvolvimento cognitivo e a ampliação do vocabulário da criança surda, permitindo à criança surda, acessar os conceitos da sua comunidade, e passar a utilizálos como seus, formando uma maneira de pensar, de agir e de ver o mundo. ✂️ b) Ocasiona déficits cognitivos, legitima a manutenção do fracasso escolar, provoca dificuldades no relacionamento familiar, não aceita o uso da Língua de Sinais, discrimina a cultura surda e nega a diferença entre surdos e ouvintes. ✂️ c) É uma possibilidade para que o sujeito surdo tenha mais perspectivas de que seus direitos sejam respeitados e possa se desenvolver em sua própria língua. Além disso, possibilita ao sujeito ouvinte o conhecimento da cultura e da própria Língua de Sinais brasileira. ✂️ d) Trabalha com o acesso do aluno à linguagem de sinais, preferencialmente aprendida e estimulada por meio do contato com comunidade surda; esse é um requisito considerado primordial para o aprendizado da segunda língua, a Língua Portuguesa. ✂️ e) Busca fomentar o aprendizado de outra língua, formando pessoas que possam ter uma vivência contínua em outro idioma, promovendo maior consciência, diversidade e respeito às culturas. Além disso, busca abrir mais oportunidades na vida pessoal e profissional.