De acordo com as Diretrizes Operacionais da Educação Especial de Nova Venécia/ES:
“O professor de educação especial que atua com o deficiente visual precisa estar sempre junto dos seus
alunos, para favorecer experiências sensoriais e perceptivas (auditivas, olfativas, gustativas, táteis e
cinestésicas), dentro de um ambiente escolar adequado às suas necessidades educacionais especiais
que tenha professores aptos a compreendê-lo. Garantir a qualidade e a quantidade de luz disponível no
ambiente escolar, por exemplo, e o cuidado para que a iluminação proporcione mais eficiência e conforto
visual fazem toda a diferença.”
(Fonte: https://sites.google.com/view/educacaoconectadanv/ano-letivo-2023 ).
São todas consideradas atitudes adequadas por parte do professor, EXCETO:
✂️ a) Evitar usar referências como “aqui”, “lá” e outros termos que não são úteis para uma pessoa que não
enxerga. ✂️ b) Fazer para o estudante o que ele é capaz de realizar com autonomia, porém, com um tempo maior que os
demais, agilizando o processo. ✂️ c) Utilizar gráficos e tabelas em relevo ou, sempre que possível, substituí-los por outro meio de informação; ✂️ d) Monitorar a quantidade de luz para que o nível de iluminação (maior ou menor) seja adequado à necessidade
do aluno.