O trabalho pedagógico do professor deve estar em
função dos alunos e seu poder é legitimado como autoridade
sempre que seus alunos o reconhecem como autoridade, que
age com sabedoria e compromisso com o seu trabalho. Caso
contrário, se resolver valer apenas a sua vontade, não
exercerá sua autoridade e sim, autoritarismo. Por autoridade,
entende-se:
✂️ a) a conduta de caráter patrimonialista, que considera os “de
cima” como “iluminados” e os “de baixo”, como
desprovidos de conhecimento. Essa concepção tem raízes no
modo de produção brasileiro, de base escravocrata, que teria
gerado um dos grandes males da nossa sociedade. ✂️ b) as relações crivadas de ambiguidades entre a formulação
de discursos democráticos e a presença de traços autoritários
decorrentes da herança do “manda quem pode e obedece
quem tem juízo”. ✂️ c) uma postura que reflete: "Eu sou o professor e eu sei de
tudo e você tem que buscar o conhecimento através de mim
agora” e, em seguida, dizer-lhes onde eles podem aplicá-las. ✂️ d) uma relação social pactuada, consciente acerca das
atribuições, responsabilidades, limites e do poder de cada
parte, não imposta, fruto de negociações, do respeito e da
transparência de todos os atos, cujas responsabilidades
acerca dos papéis, tanto dos dirigentes como dos dirigidos,
sejam frutos de consenso.