Texto associado. Considere o artigo As Tecnologias Assistivas em ambiente computacional e telemático : novos horizontes na educação de alunos com deficiência motora severa” (2005), de Galvão Filho para responder a questão:
Galvão Filho informa que no Programa Informática na
Educação Especial – InfoEsp são utilizadas adaptações,
classificadas em três grupos.
Considere as adaptações (1; 2; 3) e relacione-as com
seus respectivos exemplos (a; b; c):
1 – Adaptações físicas ou órteses.
2 – Adaptações de hardware.
3 – Softwares especiais de acessibilidade.
a. almofadas, faixa para estabilização do tronco, velcro
etc.; pulseiras de peso para redução de reflexos e
demais movimentos involuntários; estabilizadores de
punho e abdutores de polegar, com ponteira para digitação e outras;
b. máscaras de teclado ou colmeias; faixas para fixação
ou reposicionamento do teclado; adaptação do mouse
no interior de caixas de fita de vídeo VHS, possibilitando a ampliação da área de acionamento dos botões;
adaptações do microfone para acionamento com som,
utilizando diferentes partes do corpo e outras;
c. imuladores de teclado e mouse, com acionamento direto ou por varredura; programas para a criação de
pranchas de comunicação, para controle da seta do
mouse por voz ou por movimentos da cabeça, como
preditores de palavras e leitores de tela; os recursos
de acessibilidade do Windows e vários outros.
A relação correta está na seguinte alternativa:
✂️ a) 1-c; 2-b; 3-a. ✂️ b) 1-a; 2-b; 3-c. ✂️ c) 1-b; 2-a; 3-c. ✂️ d) 1-a; 2-c; 3-b. ✂️ e) 1-b; 2-c; 3-a.