Lima, em O aluno com deficiência visual: cegueira e baixa visão (2018), afirma que a audiodescrição é a arte
de transformar aquilo que é visto em palavras, o que se
configura como um poderoso recurso na inclusão escolar
e acadêmica, na medida em que possibilita referência e
compreensão do ambiente.
Assinale a alternativa que corretamente descreve uma
forma de como o professor pode fazer a audiodescrição,
na perspectiva da autora.
✂️ a) Faça da audiodescrição uma prática obrigatória,
descreva ao educando com deficiência visual o
espaço da escola e restrinja descrever as características físicas de seus coleguinhas para não sobrecarregá-lo de informação. ✂️ b) Evite descrever cores para crianças cegas congênitas, porque a cor, apesar de ser um conceito social,
é inacessível a essas crianças, portanto utilize comparações de cor com texturas. ✂️ c) Faça a descrição de maneira objetiva, buscando
oferecer o máximo de informação, respeitando o
momento de desenvolvimento da criança e seu
potencial de compreensão. ✂️ d) Ao apresentar um vídeo de desenho animado ou
outro material audiovisual, faça um planejamento
prévio das descrições, eliminando conceitos mais
abstratos, como cores, e reduzindo a quantidade de
informações. ✂️ e) Evite que outras crianças sem deficiências ajudem
na audiodescrição, pois elas não têm conhecimento
de como descrever elementos visuais para o colega
com deficiência visual.