Na perspectiva de Celma Domingues et al., em A Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar: os
alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira
(2010), uma criança com cegueira levará mais tempo
para conhecer ou reconhecer as coisas e os objetos
porque os manuseia e analisa palmo a palmo, enquanto
a criança que enxerga percebe a totalidade dos objetos
de uma só vez. ,,Nessa relação tato – visão, é correto afirmar que
✂️ a) o tato é um sentido proximal que permite o reconhecimento de detalhes porque o processamento é
simultâneo. ✂️ b) o tato, na ausência da visão, é o único sentido que
possibilitará à criança cega construir conceitos acerca do mundo ao redor. ✂️ c) o tato, por trazer informação simultânea, é o sentido principal pelo qual a criança com cegueira recebe
informações do mundo. ✂️ d) o processamento do tato é sequencial e lento e
nem tudo está ao alcance das mãos da criança com
cegueira. ✂️ e) tanto visão quanto o tato são sentidos sequenciais,
porém o processamento do tato é lento e o da visão
é rápido.