De acordo com com Alves e Amorim em A criança cega
vai à escola: preparando para a alfabetização (2008),
a aprendizagem da criança cega acontece por meio da
interação com pessoas e objetos que a rodeiam, com o
uso dos sentidos remanescentes, pela movimentação
corpórea e pela motivação frente a novas experiências.
Assinale a alternativa correta sobre a funcionalidade dos
sentidos remanescentes no desenvolvimento da criança
cega na perspectiva de Alves e Amorim (2008).
✂️ a) A audição é um privilégio para a criança cega, mas
o tato é o sentido natural para a aprendizagem e o
acesso à linguagem. ✂️ b) O movimento é o fator mais importante para aprendizagem, por meio do tato ativo, uma vez que o tato
passivo pouca informação oferece. ✂️ c) O olfato pode oferecer auxílio extra quanto à orientação espacial em alguns ambientes característicos
como feiras, farmácias e padarias. ✂️ d) O paladar não representa um sentido que oferece
informações sobre o mundo, da mesma maneira que
não é tão desenvolvido nas pessoas videntes. ✂️ e) O tato é o sentido mais desenvolvido, primordial,
pois, por meio dele, a criança cega terá acesso ao
mundo proximal e à distância.