Durante uma reunião pedagógica, a equipe docente debate o planejamento das atividades do Atendimento Educacional Especializado
(AEE). Em pauta, há dois casos distintos: o primeiro, de uma estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que frequenta
regularmente a sala de recursos multifuncionais com apoio permanente; o segundo, de um estudante com superdotação, que apresenta
desempenho avançado em Matemática e propôs desenvolver um projeto interdisciplinar de robótica.
Diante das situações descritas e com base no Decreto nº 7.611/2011, é CORRETO afirmar que:
✂️ a) o estudante com superdotação não tem direito ao AEE, pois seu desempenho elevado dispensa atendimentos complementares e
suplementares. ✂️ b) ambos os estudantes devem receber o AEE exclusivamente de forma complementar, visto que o caráter suplementar se aplica aos
estudantes com Transtornos Globais do Desenvolvimento. ✂️ c) o AEE ofertado à estudante com TEA tem caráter complementar, enquanto, para o estudante com superdotação, o atendimento é
suplementar. ✂️ d) o atendimento complementar e suplementar do AEE, nestes casos, deve ser prestado apenas mediante encaminhamento médico ou
laudo clínico, conforme previsto no Decreto nº 7.611/2011. ✂️ e) a oferta do AEE para estudantes com superdotação depende de frequência mínima ao serviço de psicologia educacional, e não se
vincula à escola ou ao currículo formal.