A Resolução CNE/CEB nº 7/2010 define as
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino
Fundamental de 9 anos, estabelecendo princípios e
orientações para a organização pedagógica das escolas
brasileiras. Sobre as concepções e implicações pedagógicas
dessa normativa, assinale a alternativa correta:
✂️ a) A flexibilização da organização curricular proposta
pela Resolução permite que escolas públicas excluam
o ensino de áreas como Ciências da Natureza e
História, desde que justifiquem a ênfase em
competências linguísticas e matemáticas nos anos
iniciais. ✂️ b) A Resolução assegura a adoção da reprovação
sistemática como estratégia para elevar os índices de
rendimento escolar, sobretudo nos três primeiros anos,
considerados fundamentais para a alfabetização. ✂️ c) A proposta curricular deve reconhecer o aluno como
sujeito histórico e de direitos, articulando os
conhecimentos escolares com as experiências
socioculturais e comunitárias, garantindo a inclusão e a
diversidade como princípios orientadores. ✂️ d) O processo de avaliação da aprendizagem, conforme
preconizado pela Resolução, deve priorizar resultados
numéricos e classificatórios, a fim de orientar as
decisões administrativas sobre aprovação ou
reprovação dos estudantes.