Texto associado. Considere a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), para responder à questão.
Considere que a educação especial é uma modalidade
de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado
(AEE), disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores
quanto à sua utilização nas turmas comuns do ensino
regular.
De acordo com a política de 2008,
✂️ a) em todas as etapas e modalidades da educação básica, o AEE pode ser organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, sem constituir oferta obrigatória dos sistemas de ensino. ✂️ b) as atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado não se diferenciam daquelas
realizadas na sala de aula comum e podem ser substitutivas à escolarização. ✂️ c) ao longo de todo processo de escolarização, esse
atendimento não precisa, necessariamente, estar
articulado com a proposta pedagógica do ensino
comum. ✂️ d) na educação superior, a transversalidade da educação especial efetiva-se por meio de ações que promovam o acesso, a permanência e a participação
dos alunos. ✂️ e) na educação indígena, do campo e quilombola, não
se pode assegurar os recursos, serviços e atendimento educacional especializado por conta das diferenças socioculturais desses grupos.