Texto associado. Leia o texto a seguir para responder à questão.
O trabalho pedagógico com os alunos com surdez, nas escolas comuns, deve ser desenvolvido em um ambiente bilíngue, ou seja, em um espaço em que se utilize a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. Um período adicional de horas diárias de estudo é indicado para a execução do Atendimento Educacional Especializado. Nele destacam-se três momentos didático-pedagógicos: Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum; Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras na escola comum e Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa .” (grifo nosso)
(Damazio, 2007. Adaptado)
De acordo com Damázio (2007), no momento didático-pedagógico em que o Atendimento Educacional Especializado é realizado em Libras na escola comum, o planejamento é elaborado pelo professor especializado, em
colaboração com
✂️ a) o professor bilíngue, que organiza os materiais e
recursos com imagens de sinais de Libras e palavras
para apoiar a alfabetização em língua portuguesa. ✂️ b) a coordenação pedagógica, que indica os procedimentos para que se eliminem as barreiras existentes
para que o aluno surdo tenha acesso ao currículo. ✂️ c) o professor da sala comum, que delimita os espaços
entre surdos e ouvintes para possibilitar o maior contato entre os alunos surdos usuários da Libras. ✂️ d) a orientação educacional, que é responsável por
orientar e apoiar os alunos da escola em suas dificuldades e organização dos estudos em Libras. ✂️ e) os professores de turma comum e os professores de
Língua Portuguesa, pois o conteúdo deste trabalho é
semelhante ao desenvolvido na sala de aula comum.