Texto associado. Leia o texto a seguir para responder à questão.
O trabalho pedagógico com os alunos com surdez, nas escolas comuns, deve ser desenvolvido em um ambiente bilíngue, ou seja, em um espaço em que se utilize a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. Um período adicional de horas diárias de estudo é indicado para a execução do Atendimento Educacional Especializado. Nele destacam-se três momentos didático-pedagógicos: Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum; Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras na escola comum e Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa .” (grifo nosso)
(Damazio, 2007. Adaptado)
A sala de recursos para o Atendimento Educacional
Especializado em Língua Portuguesa, segundo Damázio
(2007), deverá ser organizada didaticamente, respeitando, dentre outros, o seguinte princípio:
✂️ a) riqueza de materiais e recursos visuais para possibilitar a abstração dos significados de elementos mórficos da língua portuguesa. ✂️ b) acervo textual restrito aos interesses dos alunos surdos, estimulando a curiosidade e o prazer por materiais em Língua Portuguesa. ✂️ c) organização de materiais impressos com imagens
específicas para alinhar com o processo de aquisição da segunda língua na modalidade escrita. ✂️ d) ampliados recursos textuais em língua portuguesa,
Libras e língua estrangeira vigente na escola em que
está matriculado. ✂️ e) elaboração de atividades e exercícios que garantam
a repetição, memorização e decodificação da língua
portuguesa.