João é professor de matemática na escola X. Quando
a aula começa, ele coloca no quadro um resumo sobre
o conteúdo de conjuntos numéricos; em seguida, pede
para os alunos copiarem. Enquanto isso, faz a chamada
da turma. Depois, explica o que foi colocado no quadro e
pede para os alunos abrirem o livro e resolverem os exercícios da página 46. Trinta minutos depois, o professor
corrige as atividades no quadro. Durante a correção,
há alunos conversando, um dormindo, outro mexendo
no celular e alguns acompanhando a explicação. Cinco
minutos depois, toca novamente o sinal e a aula termina.
Marcos é professor de ciências na escola Y. Ele projeta
uma apresentação de slides sobre o Reino Plantae para
que os alunos acompanhem as explicações. Os slides
são encaminhados posteriormente por e-mail. Marcos
pede aos alunos que liguem seus computadores, acessem o livro digital e resolvam as questões da página 132
na próxima meia hora. Nesse período, observa-se que
alguns acessam redes sociais em vez do livro digital, outros perguntam as respostas para o colega, alguns fazem
a atividade conforme orientação e uns poucos entram
no e-mail a fim de baixar o arquivo da aula para realizar
os exercícios. Marcos projeta a correção das atividades;
toca o sinal e a aula termina. A partir do que discutem Lima e Moura (in: Bacich, Tanzi
Neto e Trevisani, 2015), considere os casos e assinale a
alternativa correta.
✂️ a) A aula de Marcos é mais efetiva, pois os alunos são
poupados da atividade mecânica do copiar e podem
se voltar a seus interesses de aprendizagem, em um
ambiente aberto não apenas ao conteúdo da aula,
mas a outros tópicos. ✂️ b) Do ponto de vista pedagógico, são situações similares, pois, embora na turma de Marcos a tecnologia
esteja presente, as aulas são muito parecidas, com
ambos os professores oradores e a individualidade
dos alunos sendo desconsiderada. ✂️ c) Mesmo com dinâmicas parecidas, a inserção da
tecnologia na aula de Marcos mostra seu relevante
impacto, permitindo uma mudança de postura no
professor, que, posteriormente, atingirá a postura
dos alunos e aumentará o engajamento. ✂️ d) Enquanto João representa um modelo vertical, a
ação de Marcos é voltada para a tutoria de aprendizado, sendo capaz de identificar problemas e agir
com foco em individualizar e personalizar o ensino. ✂️ e) A aula de Marcos é um bom exemplo de uma forma
de ensinar que mistura as melhores práticas da sala
de aula tradicional com ferramentas digitais personalizadas ou ajustadas às finalidades pedagógicas.