A adoção de um programa de monitoramento e de avaliação, organizado sob uma concepção sistêmica, é identificada
como condição fundamental que torna mais efetiva a gestão escolar e seu trabalho educacional, tendo em vista
possibilitar a revisão objetiva e bem-informada das ações educacionais praticadas. Objetivamente, esse resultado é
promovido a partir de aportes baseados em conhecimento crítico das práticas educacionais, condição básica para a
sua melhoria e aprimoramento contínuo. Contribuindo com esse conhecimento, o monitoramento e a avaliação, dentre
outros aspectos, permitem verificar e analisar certos elementos (recurso on-line). LUCK, Heloísa. Avaliação e Monitoramento do Trabalho Educacional . Editora Vozes. 2013. Livro Eletrônico. Edição Kindle. O texto acima discorre sobre o lugar dos programas de monitoramento e avaliação. A respeito desses programas,
segundo Luck (2013), avalie as afirmativas a seguir. I. Permitem verificar e analisar quais concepções, orientações e práticas pedagógicas demandam uniformidade. II. Permitem verificar e analisar quais aspectos necessitam de melhorias, bem como serem mantidos e reforçados. III. Permitem verificar e analisar o que é funcional ou não, e o que contribui ou não para a efetividade da atuação. IV. Permitem verificar e analisar se o currículo deve ser considerado no desenvolvimento dos conteúdos programáticos. V. Permitem verificar e analisar que dimensões, aspectos e locais os processos educacionais apresentam limitações. Estão corretas apenas as afirmativas
✂️ a) I e III. ✂️ b) II e V. ✂️ c) II, III e V. ✂️ d) III, IV e V.