Leia o trecho a seguir.
Fala-se hoje, com insistência, no professor pesquisador. No meu
entender o que há de pesquisador no professor não é uma
qualidade ou uma forma de ser ou de atuar que se acrescente à de
ensinar. Faz parte da natureza da prática docente a indagação, a
busca, a pesquisa. O de que se precisa é que, em sua formação
permanente, o professor se perceba e se assuma, porque professor,
como pesquisador.
Adaptado de FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2010, p. 29.
As atitudes listadas a seguir são coerentes com a função
de pesquisador inerente à docência, com exceção de uma.
Assinale-a.
✂️ a) Buscar fontes, imagens, textos, para fundamentar o tema das
aulas. ✂️ b) Desenvolver um projeto para exercitar diferentes linguagens
artísticas. ✂️ c) Observar as aulas, analisar os resultados e entender seus
desdobramentos na prática pedagógica. ✂️ d) Transmitir preceitos sobre as diferentes culturas e os
diferentes códigos estéticos ✂️ e) Propor a construção de uma atividade de curadoria a partir das
manifestações artísticas presentes no entorno da escola.