Segundo Chiavenato (2020), gestão do conhecimento é o processo de criar, compartilhar e alavancar o conhecimento dentro de
uma organização para gerar vantagens competitivas sustentáveis. A cultura organizacional desempenha um papel decisivo na
gestão do conhecimento por ser um elemento peculiar e essencial. Ela se refere ao conjunto de crenças e comportamentos
formados por sentimentos, normas e expectativas compartilhadas e percebidas pelos membros da instituição. Funcionando
como um sistema compartilhado por todos, mas intuitivo e orgânico, essa cultura varia de organização para organização, o que
exige compreensão e habilidade para transitar por suas particularidades. Sem uma cultura de compartilhamento, a gestão do
conhecimento se torna inviável, comprometendo os resultados pretendidos e fazendo com que as organizações se tornem
fracassadas intelectualmente. Diante do exposto, na implementação da gestão do conhecimento, a cultura organizacional:
✂️ a) Influencia apenas o estágio de criação do conhecimento, sendo irrelevante para os processos de disseminação e aplicação dele. ✂️ b) Desempenha um papel secundário na gestão do conhecimento, tendo como principal função o alinhamento de metas individuais aos objetivos organizacionais. ✂️ c) É uma variável estática que não interfere diretamente na implementação da gestão do conhecimento, mas afeta indiretamente o desempenho organizacional. ✂️ d) Pode funcionar como uma barreira ou facilitadora da gestão do conhecimento, dependendo do grau de abertura da organização à troca e compartilhamento de informações.