Na comunidade escolar existem pontos que contribuem para o surgimento dos conflitos e que, na maioria das vezes, não
são explícitos ou mesmo percebidos. A prioridade que se dá para os diferentes conflitos escolares é um primeiro ponto.
Martinez Zampa (2005, p. 29) diz que os professores consideram que os conflitos mais frequentes e importantes se dão
entre seus colegas e diretores, colocando em segundo lugar de importância os conflitos entre alunos.
(Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/TytpKNQ94yYRNYmhqBXTwxP/?lang=pt&format=pdf. Adaptado.)
Considerando os conflitos educacionais entre membros da comunidade educacional ocorridos na escola, analise as
afirmativas a seguir.
I. Conflitos entre as autoridades formal e funcional : surgem quando não há coincidência entre a figura da autoridade
formal (diretor) e da autoridade funcional (líder situacional).
II. Conflitos em torno da pluralidade de pertencimento : ocorrem quando o docente faz parte de diferentes estabelecimentos de ensino, ou mesmo de níveis diferentes de ensino.
III. Conflitos para definir o projeto institucional : surgem porque a construção do projeto educacional favorece a manifestação de diferentes posições quanto a objetivos, procedimentos e exigências no estabelecimento escolar.
IV. Conflitos entre a comunidade ao redor da escola e os membros da comunidade educacional : onde emanam de redes
sociais de diferentes atores, rompem-se as concepções rígidas dos muros da escola, ampliando-se as fronteiras.
V. Conflitos para operacionalizar o projeto educativo : acontecem porque, no momento de executar o projeto institucional, surgem divergências nos âmbitos de planejamento, execução e avaliação, levando a direção a lançar mão de processos de coalizão, adesões etc.
Está correto o que se afirma em
✂️ a) I, II, III, IV e V. ✂️ b) I, II e III, apenas. ✂️ c) II, III e IV, apenas. ✂️ d) III, IV e V, apenas. ✂️ e) I, II, III e V, apenas.