Quando analisamos a função social da escola na educação através do ensino, nos damos conta que a atuação da
Coordenação Pedagógica será no campo da mediação, pois quem está diretamente vinculado à tarefa do ensino stricto
sensu é o professor. O supervisor-coordenador relaciona-se com o professor, visando sua relação – diferenciada, qualificada – com os alunos; neste contexto, é preciso atentar para a necessária articulação entre pedagogia da sala de aula e
pedagogia institucional, uma vez que, no fundo, o que está em questão é a mesma tarefa: a formação humana [...].
(Vasconcelos, 2002. Adaptado.)
Considerando que quem pratica, quem gere a prática pedagógica é o professor, e quando a coordenação pedagógica
não estabelece uma dinâmica de interação que facilite o avanço na sala de aula, é possível inferir que ocorre:
✂️ a) Trabalho com ideias e projetos de transformação. ✂️ b) Acolhida do professor em sua realidade, em suas angústias. ✂️ c) Busca de caminhos alternativos, fornecendo novos materiais, provando o avanço. ✂️ d) Uma fonte inesgotável de técnicas e receitas para os problemas existentes e produção de relatórios e gráficos para
seus projetos. ✂️ e) Crítica dos acontecimentos, que ajudam a compreender a própria participação do professor nos problemas, compreendendo, assim, as suas contradições.