O desafio atual está em encontrar novos modelos de organização escolar que sejam compatíveis com os avanços nos
campos da ciência e da cultura, procurando caminhos que tirem, afinal, o ensino escolar das amarras estabelecidas no
século XIX. Seguramente não é um trabalho fácil, mas precisa ser enfrentado, se quisermos que nossos filhos e filhas,
alunos e alunas, tenham uma formação intelectual e ética de acordo com as necessidades da sociedade na qual terão de
viver (e que não sabemos qual será).
(Araújo, 2003, p. 72.)
A proposta de ensino transversal concebida por Araújo (2003) conduz a necessidade de repensar as bases metodológicas
e epistemológicas da escola. A reorganização da estrutura do ensino proposta pelo autor tem como objetivo a construção de um novo modelo de organização escolar coerente com os atuais avanços científicos e culturais. Segundo Araújo,
para pôr em prática tal reorganização, a escola precisa romper com:
I. A democracia nas relações escolares.
II. A fragmentação radical dos conhecimentos.
III. Certas hierarquias estabelecidas no currículo.
IV. A visão intervencionista e mediadora do professor.
V. A descontextualização entre os conteúdos científicos e os saberes populares.
Está correto o que se afirma apenas em
✂️ a) II e IV. ✂️ b) III e IV. ✂️ c) I, IV e V. ✂️ d) I, III e V. ✂️ e) II, III e V.