A documentação pedagógica cumpre o papel de uma outra forma de organização do trabalho pedagógico: menos
formal, não linear, mais interativa. No livro “Documentação Pedagógica: teoria e prática”, a documentação pedagógica
é apresentada como um processo que inclui, EXCETO:
✂️ a) A permanente escuta, observação, registro e compartilhamento do acontecido, exigindo, permanentemente, a reflexão participativa. ✂️ b) Há um compromisso social, histórico e múltiplo com a seleção do trabalho pedagógico; o tempo das crianças e dos
professores tem valor. ✂️ c) A experiência educacional constrói história pessoal e social, memória e possibilita a escolha de percursos de vida
individual e em comum. ✂️ d) O processo a ser realizado é continuamente planejado, executado e replanejado de acordo com sua significância. As
trajetórias podem mudar e a singularidade de cada um tem lugar num processo coletivo. ✂️ e) Vários atores e não apenas o professor no processo de reflexão, planejamento e decisão sobre os rumos educativos;
portanto, incita a mudança em algumas regras relativas aos lugares do poder ao propor o diálogo com as famílias e a
comunidade.