O jogo, no senso comum, é interpretado como passatempo; muitas escolas se limitam a utilizá-lo em momentos de
recreação, festas, intervalo escolar e educação física. No entanto, o jogo pode vir a ser um aliado do professor no processo
de ensino e aprendizagem.
(Pimentel & Magalhães, 2020.)
Considere determinado professor que recorreu à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para selecionar alguns objetivos na seção de Ciências da Natureza, para os 2º e 3º anos no intuito de elaborar jogos para o componente curricular
de Ciências da Natureza. Assinale, a seguir, o objetivo de Ciências da Natureza que NÃO consta na BNCC.
✂️ a) Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou
aquáticos, inclusive o homem. ✂️ b) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos,
escamas, bico, garras, antenas, patas etc.). ✂️ c) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos
animais mais comuns no ambiente próximo. ✂️ d) Descrever totalmente as características de todas as plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se
desenvolvem etc.) e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem. ✂️ e) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada
uma delas; analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.