Diversas abordagens teóricas da educação buscam explicar o processo de ensino e aprendizagem. Em comum entre as
diferentes correntes teóricas, há o interesse em identificar os pressupostos que baseiam a ação profissional dos professores e da escola, e utilizam-se de diferentes critérios como: as criticidades em relação à sociedade a função social
da escola; as condições sociais ou mesmo o fator educativo valorizado pelas diferentes tendências. Sobre o primeiro
critério, podemos classificá-las em liberais e progressistas. Considerando tais tendências, assinale a afirmativa correta.
✂️ a) Quando embasada em uma vertente tradicional, a pedagogia liberal tem como marca a busca por um ensino humanístico, no
qual o aluno é preparado para alcançar a sua realização individual como pessoa por meio dos próprios esforços e a relação
professor-aluno é vertical. ✂️ b) As tendências progressistas têm sido uma marca da pedagogia brasileira nos últimos 50 anos, em alguns momentos
assumindo uma postura conservadora; em outros, uma postura renovada. A atuação do professor, nesta vertente, não
tem relação com a rotina do aluno ou com a sua realidade social. ✂️ c) As pedagogias progressistas se inserem em um contexto político que defende os interesses individuais, a propriedade privada
e a liberdade, como uma manifestação característica dessa sociedade de classes. Assim como a vertente tradicional da
pedagogia liberal, a tendência liberal renovada enfatiza a cultura no desenvolvimento das habilidades individuais. ✂️ d) As pedagogias liberais são pedagogias avançadas, abertas e democráticas, tendo como exemplo as pedagogias liberais
renovadas progressivistas e renovadas não diretivas. Tudo o que envolve o processo pedagógico, como conteúdos,
procedimentos e, até mesmo, a relação entre professor e aluno, é caracterizado como regras impostas, para cultivar
apenas a intelectualidade do aluno.