As concepções de desenvolvimento humano dos professores revelam a visão que têm sobre a constituição humana, as quais
sugerem, ainda que de forma implícita, determinadas concepções de ser humano e de mundo e, como consequência, dão
pistas para compreender a ideia que o professor tem sobre os alunos, as suas expectativas sobre eles, a importância que eles
atribuem à educação e ao professor no processo de desenvolvimento dos jovens. Entender as concepções dos professores é
importante, já que elas influenciam no seu modo de ensinar e de se relacionar com os jovens. Entre as várias concepções, a
crença na teoria inatista pode ter levado professores a investirem menos em crianças que, na visão deles, não foram
agraciadas pela figura divina com características favoráveis ao desenvolvimento típico. Pode-se apontar como característica
do inatismo:
✂️ a) Condição necessária à evolução das funções intelectivas como a maturação das estruturas motoras do indivíduo. ✂️ b) Inteligência humana vista como potencial finito e mutável, sendo sua aptidão um dom, uma habilidade inata, sendo
ambos, potencial e dom herdados. ✂️ c) Experimentação sensorial como origem de todas as demais habilidades cognitivas, incluindo a própria reflexão, sendo
o pensamento uma sensação aprimorada. ✂️ d) Mesma epistemologia que concebe o ser humano como um saber de nascença, que conceberá, também, dependendo
das conveniências, um ser humano desprovido da mesma capacidade, deficitário.