[...] de maneira a oportunizar relações verdadeiramente significativas entre o aluno e o conhecimento, como condição para a
sua participação efetiva no trabalho e na sociedade, de modo a ser protagonista da construção de uma nova ordem social. Essa
dimensão reafirma o caráter político do currículo [...] “é o resultado de um projeto intencional de formação humana orientado
para uma utopia, ao redor do qual se articulam todos os esforços da comunidade escolar”.
(KUENZER, 2000, p. 67, 68.)
A organização do trabalho pedagógico será dada pela opção política que a escola fizer e pelas escolhas; com relação às diferentes
formas de organização dos componentes curriculares, a seleção e a organização dos conteúdos devem pressupor a triagem de
alguns conteúdos organizados de modo a promover a EXCEÇÃO de uma; assinale-a.
✂️ a) Articulação entre conhecimentos essenciais e plurais, contemplando a seleção dos conteúdos, em detrimento do método de
apropriação dos mesmos. ✂️ b) Articulação entre conhecimentos básicos e específicos a partir do mundo do trabalho, contemplando os conteúdos das ciências,
das tecnologias e das linguagens. ✂️ c) Articulação dos diferentes atores na construção da proposta curricular, dentre eles: dirigentes, especialistas, técnicos, alunos,
setores organizados da sociedade civil etc. ✂️ d) Articulação entre conhecimento para o mundo do trabalho e para o mundo das relações sociais, contemplando os conteúdos
demandados pela produção e pelo exercício da cidadania, que se situam nos terrenos da economia, da ética, da sociologia
e da história.