O termo técnico deriva do grego tékhne , sendo seu significado “arte ou habilidade”. A técnica no âmbito educacional passou a
ser o método pelo qual se pretende realizar o processo ensino-aprendizagem, em que se destacam a partir dos anos 70, do
século anterior, a pedagogia tecnicista, cujo enfoque são as técnicas, das quais os professores deveriam aprendê-las. Todavia,
a técnica de ensino não é um método concreto, ou uma receita que garanta sucesso sempre que aplicada. Algumas técnicas,
dependendo do ambiente, se tornam inadequadas para a realidade. As técnicas se organizam em torno de procedimentos didáticos,
que são passos, atividades, ações que o professor e os alunos desenvolverão durante a realização da aula. Pode-se dizer que uma
técnica de ensino é um conjunto de procedimentos sistematizados a partir das aprendizagens que serão desenvolvidas pelos alunos.
(Disponível em: https://www.ufrgs.br/psicoeduc. Adaptado.)
Acerca do exposto, é possível afirmar que a técnica da aula expositiva dialogada, pode se transformar num equívoco, quando o
professor
✂️ a) supera o tradicionalismo evitando o monólogo. ✂️ b) precede de uma introdução, desenvolvimento e conclusão. ✂️ c) evita a mecanização e o improviso para que não se torne repetitiva e suscite a participação dos alunos. ✂️ d) possibilita a passividade intelectual dos alunos quando mobiliza as estruturas mentais deles sem estabelecer conexões entre
o conteúdo e a realidade.