A teoria da distância transacional, de Michael G. Moore, oferece
uma matriz conceitual para a avaliação das ações pedagógicas no
âmbito da Educação a Distância (EaD). A distância transacional
está em função das variáveis diálogo, estrutura e autonomia do
aluno.
A alternativa que descreve adequadamente a relação entre uma
variável e a distância transacional é a seguinte:
✂️ a) quanto maior a autonomia do aluno, maior tende a ser a
distância transacional, pois a autogestão da aprendizagem
gera maior separação entre professor e estudante; ✂️ b) a distância transacional pode ser minimizada mesmo com
pouco diálogo, desde que o curso ofereça uma estrutura
robusta capaz de antecipar as demandas dos alunos; ✂️ c) quanto maior o nível de diálogo em um curso, mais cresce a
distância transacional, dado que as múltiplas trocas tornam o
processo mais complexo e cognitivamente demandante; ✂️ d) a adoção de estratégias de feedback personalizado e
mediação ativa tendem a reduzir a distância transacional, ao
favorecer maior alinhamento entre professor e aluno; ✂️ e) a alta autonomia dos alunos dispensa estratégias de
mediação, pois a distância transacional se anula quando o
estudante assume o controle da própria aprendizagem.