O planejamento e a organização de recursos e serviços de acessibilidade e de disponibilização e usabilidade pedagógica de recursos de Tecnologia Assistiva está previsto no art. 28 (Capítulo IV), que trata do direito à educação, na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - LBI (BRASIL, 2015). Assinale, dentre as alternativas a seguir, a que reúne as ferramentas corretas que proporcionam acessibilidade e usabilidade aos usuários com deficiência visual.
✂️ a) Aplicação na web, utilizado por programadores daltônicos; hand talk, usado na concepção de textos ajustados à linguagem das mídias digitais; sintetizador de voz. ✂️ b) Mouse adaptado, utilizado por pessoas com baixa visão; ponteira de cabeça, para pessoas com cegueira; programas de aulas on-line que realçam o texto na tela ao mesmo tempo em que é realizada uma leitura em voz alta. ✂️ c) Programas de reconhecimento de voz (sistemas de busca), também utilizados por pessoas cegas e sem braços; laptops, celulares e aparelhos que integram pessoas à web; teclados apropriados para pessoas que usam somente um dedo para teclar. ✂️ d) Ajudas de suporte a noções de espaço e tempo, como gravadoras de som e receptores; processos de leitura alternativa acessível; métodos para reduzir vibrações mecânicas de frequencia infrassônica, sônica ou ultrassônica. ✂️ e) Leitor de telas (utilizados por pessoas cegas); ampliador de tela (utilizado por pessoas com baixa visão); dispositivo em braile (informações exibidas na tela), utilizado por pessoas surdas e cegas.