Em pesquisa sobre inclusão no Ensino Superior, Diniz
e Silva (2021) identificaram, a partir da perspectiva de
universitários com deficiência, as seguintes barreiras:
arquitetônicas, urbanísticas, atitudinais, comunicacionais, de informação e pedagógicas.
Com base nessa constatação e à luz das definições
das barreiras postas na Lei Brasileira de Inclusão – LBI
(Lei no
13.146/2015), assinale a alternativa cuja redação está em consonância com a definição da LBI sobre
barreira atitudinal.
✂️ a) Atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades
com as demais pessoas. ✂️ b) Atitudes ou práticas coletivas que possam gerar obstáculos ao acesso educacional da pessoa com deficiência, restringindo sua participação em igualdade
de condições. ✂️ c) Atitudes ou comportamentos que, ao condicionarem
práticas inclusivas, podem limitar o acesso e a plena
participação da pessoa com deficiência como sujeito
de direito no Ensino Superior. ✂️ d) Atitudes ou práticas institucionais que dificultam pesquisas e formações voltadas ao desenvolvimento de
métodos e recursos inclusivos, limitando a ampliação
das oportunidades para pessoas com deficiência. ✂️ e) Atitudes ou comportamentos que dificultem a adoção
de recursos e serviços de acessibilidade e de disponibilização e usabilidade pedagógica, bem como de
recursos de tecnologia assistiva.