O processo de alfabetização de alunos público-alvo da
educação especial, na perspectiva inclusiva, requer a
adaptação de estratégias e recursos pedagógicos. A
respeito deste processo, registre V, para as afirmativas
verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)Para um aluno com deficiência intelectual, o
processo de alfabetização pode exigir mais tempo,
repetição e o uso de materiais concretos e visuais para a
associação entre grafemas e fonemas.
(__)Para um aluno com baixa visão, a utilização de
textos com fontes ampliadas, alto contraste, e o uso de
recursos ópticos, como lupas, são estratégias de
acessibilidade que viabilizam a alfabetização. (__)Para um aluno com surdez, o método fônico,
baseado exclusivamente na associação entre sons e
letras, é a abordagem mais eficaz para a aprendizagem
da língua portuguesa escrita.
(__)A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
preconiza que os alunos público-alvo da educaçãoespecial devem ter um currículo à parte, não devendo
participar das práticas de linguagem previstas para a sua
turma.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a
sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
✂️ a) F, V, F, V. ✂️ b) F, F, V, V. ✂️ c) V, V, F, F. ✂️ d) V, F, V, F. ✂️ e) V, V, V, F.